domingo, 2 de maio de 2010

AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA EEJR


GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
ESCOLA ESTADUAL JERÔNIMO ROSADO TURNO MATUTINO
ALUNO______________________________________SÉRIE_____TURMA_____

1ª AVALIAÇÃO BIMESTRAL
Leia o texto atentamente e assinale a alternativa correta:
A EDUCAÇÃO FÍSICA, OS MOVIMENTOS E SEUS BENEFÍCIOS
Os benefícios que a EDUCAÇÃO FÍSICA trás através dos movimentos são numerosos e podemos ver que eles atuam nos comportamentos humanos sejam ele cognitivo (operações mentais), o afetivo-social (sentimento e as emoções) e o principal o comportamento motor (fazem parte todos os movimentos).
Os benefícios que os movimentos trazem para os diversos sistemas que compõe o corpo humano seja ela criança, jovem ou adulta: No sistema muscular os movimentos dão aos músculos mais força, agilidade, flexibilidade, resistência, elasticidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos. No sistema Nervoso harmoniza as conexões nervosas dando mais relaxamento, evitando o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão promovendo hábitos salutares de alimentação e higiene. No sistema circulatório tem a diminuição da freqüência cardíaca em repouso ou em movimento, o aumento das cavidades do coração com maior volume de ejeção de sangue nas veias e artérias evitando entupimentos e possíveis infartos. No sistema respiratório o aumento na capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e conseqüentemente oxigênio mais puro para o sangue alimentando melhor as células e todo organismo, fortalecimento dos alvéolos evitando doenças e como terapia em várias doenças cardiorespiratórias e maior capacidade aeróbica No sistema esquelético reforça toda estrutura óssea evitando no futuro a osteoporose.
Temos de ter em mente que a modernidade com toda sua tecnologia significaram um retrocesso para os movimentos corporais e que o sedentarismo potencializa as ameaças de saúde para o ser humano. Na revista veja de dezembro, 2003, diz que a inatividade física está relacionada a 35% das doenças cardiovasculares fatais, a 35% dos óbitos por diabetes e a 32% das mortes por câncer de cólon. Cerca de Dois milhões de pessoas morrem por ano, no mundo todo, em decorrência do sedentarismo.

1ª) Mais força, agilidade, flexibilidade, resistência, elasticidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos estão relacionados ao:
a)       Sistema Esquelético
b)       Sistema Nervoso
c)       Sistema Circulatório
d)       Sistema muscular
e)       Sistema Respiratório
2º) Quais os três comportamentos humanos  que apresentamos em qualquer situação em que estamos envolvidos?
a)       Postura correta -  Falar -  Higiene corporal
b)       Andar – Saltar – Correr
c)       Cognitivo – Desobedecer -  Estudar
d)       Cognitivo (operações mentais), o afetivo-social (Os sentimento e as emoções)  e o principal o comportamento motor (Fazem parte todos os movimentos)
e)       Afetivo – Emotivo – Psicológico
3º) Tem a diminuição da freqüência cardíaca em repouso ou em movimento, o aumento das cavidades do coração com maior volume de ejeção de sangue nas veias e artérias evitando entupimentos e possíveis infartos tem relação com o:
a)       Sistema Esquelético
b)       Sistema Nervoso
c)       Sistema Circulatório
d)       Sistema muscular
e)       Sistema Respiratório
4º) De acordo com o texto,  o sedentarismo juntamente com a modernidade e toda sua tecnologia  trouxe:
a)       Um retrocesso para os movimentos corporais
b)      Milhões de pessoas morrem por ano
c)       Doenças cardiovasculares
d)      Mortes por câncer de cólon
e)       Óbitos por diabetes
5º)  Dar  mais relaxamento, evitando o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão promovendo hábitos salutares de alimentação e higiene. O aumento na capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e conseqüentemente oxigênio mais puro para o sangue alimentando melhor as células e todo organismo, fortalecimento dos alvéolos evitando doenças e como terapia em várias doenças cardiorespiratórias e maior capacidade aeróbica.
a)       Sistemas muscular e cardiorespiratório
b)       Sistemas Nervoso e Muscular
c)       Sistemas Circulatório e Esquelético
d)       Sistemas Nervoso e Respiratório
e)       Sistemas Nervoso,  Muscular, Respiratório e Circulatório


3 comentários:

  1. acho que deveria postar mais avaliação do ensino fundamental!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu camarada William Pereira da Silva continua dando sua contribuição a Educação Física e aos profissionais desta com sua postagens de textos impostantes para o esclarecimento teórico e prático desta disciplina no ensino básico. Confesso que tenho tido bons proveitos disso e aproveito aqui para agradecê-lo.
    Obrigado meu camarada...
    Um forte abraço
    Gabriel Costa

    ResponderExcluir
  3. Grande willian, muito bom os textos..precisaria vc postar mais avaliações do ensino fundamental e medio.um abraço

    ResponderExcluir