ESCOLA ESTADUAL PADRE ALFREDO – EEPA Educação Física 2010Trabalho em grupo – 1º bimestrePesquisa sobre a cultura do movimentoConteúdo: Esportes-Jogos-Dança-Exercícios Físicos-Caminhada-Recreação... Objetivos: Conhecer a cultura dos movimentos na sua comunidade através da pesquisa. Analisar e compreender como acontece a prática das atividades físicas na comunidade, elaborar estratégias, criar, participar, improvisar e perceber o funcionamento da cultura dos movimentos inserindo-o na escola. Ano: 6º ao 9º anos e EJA Tempo estimado: Um bimestre. Material necessário: Materiais de registro – papel, canetas, pranchetas, computador, CD, pen drive, câmera fotográfica, câmera filmadora, equipamento de som e outros. Desenvolvimento Organize um grupo que seja com colegas que morem vizinhos, ou do próprio bairro, de acordo com a distribuição feita pelo professor. Pesquise na comunidade em que convivem, quais os espaços destinados as praticas de exercícios físicos, praticas esportivas, caminhadas, academias, grupo de danças, artes marciais, jogos, recreação, brincadeiras e afins. Procure documentar, registrar as ações observadas e apresentar na escola através de exposição em mural, apresentação em relatório escrito, impresso, fotografia, pen-drive, Cd's, DVD's etc. Após apresentação, avaliar e escolher quais as atividades mais praticadas nas comunidades e organizar um evento na própria escola utilizando as mesmas atividades realizadas nestas comunidades. Exemplo, caso seja a caminhada a atividade mais praticada, organizar uma caminhada com todos da escola, for o voleibol, organizar um torneio de voleibol e assim sucessivamente. A organização ficará por conta dos próprios alunos que definirão seus planos de ações. Cada grupo deverá colocar num papel as informações sobre as atividades: objetivos, estratégias, materiais necessários, responsáveis por funções/tarefas, etapas da pesquisa e conclusão. Apresentar em mural o plano de ação. Os grupos devem, também, explorarem diversas vias de comunicação e divulgação das atividades para que o trabalho transcorra bem. Ficam como sugestões calendários, quadros de avisos e recados, murais, escaninhos, e-mails, mensagens via celular, telefone, Twitter, Facebook, Orkut e sites de relacionamento O evento será coordenado pelos próprios alunos e o professor estará como orientador, para ajudá-los nas tarefas. Avaliação: Participação ativa, passiva e efetiva. Identificar os pontos positivos e os pontos a melhorar. Organização e planejamento adequado. |
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes
Nenhum comentário:
Postar um comentário